Wintersun - Biografia

O finlandês Jari Mäenpää começou a se interessar por música logo cedo. Fã de bandas como Metallica, KISS, Skid Row, Pantera, Wasp e Yngwie Malmsteen,  logo tomou gosto pela música e aprendeu a tocar teclado. Mas pode se dizer que sua carreira musical  começou quando conheceu o guitarrista Oliver Fokin, em 1995. Os dois se tornaram grandes amigos, e Oliver e o Metallica (James Hetfield) inspiraram Jari a aprender tocar guitarra. Também nessa época, Jari começou a cantar, mas recebia muitas reclamações dos vizinhos, pois cantava muito mal e ficava gritando o dia inteiro. 

Em 1996,  Jari e Oliver formaram a banda IMMEMORIAL,  e começaram a compor algumas músicas. Mesmo não planejando fazer muito sucesso, gravaram uma pequena demo com 05 músicas "A Chance to Live Again, Fading Miracles", "Fly into the Sky", "Sadness and Hate " (que no futuro entraria para o álbum do Wintersun) e ''When the Rain Ends''.

No mesmo ano, Jari entrou para o grupo ENSIFERUM como vocalista e guitarrista. No início, era um trio que tinha a ideia de fazer um som na linha do Melodic Death Metal, mesclando elementos do Folk Escandinavo, batizado mais tarde de Heroic Folk Metal. Com composições inspiradas pelo KALEVALA (Poema Épico Finlandês que é a junção de várias canções populares finlandesas em uma única obra publicada em 1835), a banda contava com os membros Markus Toivonen (guitarrista e fundador do Ensiferum), Kimmo Miettinen (bateria) e Sauli Savolainen no (baixo). A entrada de Jari  foi muito importante, pois ele foi o responsável pela reformulação do som do ENSIFERUM, apesar de que a palavra final na banda era sempre dada pelo líder Markus. Devido a isso,  Jari teve que deixar algumas de suas ideias de lado até aquele momento.
 
Em 1997, Jari teve que servir ao Exército (Forças Armadas da Finlândia) e dividia o seu tempo nos afazeres do serviço militar e praticando guitarra eescrevendo letras. Ou seja, sempre pensando em música. Assim que saiu do exército, retornou aos seus trabalhos no ENSIFERUM e gravaram uma pequena demo com 03 músicas. No entanto, Kimmo Miettinen decidiu se juntar à banda de Black Metal ARTHEMESIA, e Sauli Savolainen estava concentrado em seus trabalhos e estudos. Nesse ano, Oliver Fokin, o amigo Jari que estava tocando bateria no ArthemesiA, havia saído do grupo há pouco tempo e acabou entrando para o ENSIFERUM


 
No ano seguinte, o baterista Kimmo Miettinen começou a montar um projeto próprio intitulado de LOST ALONE, onde Jari compôs a letra, todas as linhas de guitarra e teclado e cuidou dos vocais da música MEMORY (Essa música pode ser conferid no seguinte link: http://www.mikseri.net/artists/lostalone.52420.php ). 

Durantes os anos seguintes, todos os membros do ENSIFERUM tiveram uma notável evolução musical. Jukka-Pekka Miettinen, de apenas 14 anos, entrou na banda assumindo o posto de baixista, e assim em novembro de 2000, assinaram contrato com a gravadora finlandesa Spinefarm Records. Com a presença de participações de convidados ilustres, como a do tecladista Trollhorn (Moonsorrow/Finntroll) que cuidou de todas as linhas de teclados, gravaram o primeiro álbum de estúdio que foi lançado em julho de 2001. Um álbum magnífico, batizado com o próprio nome da banda "Ensiferum", a qualidade das músicas era surpreendente, e Jari tinha conseguido um estilo único de cantar com vocais rasgados misturados com vocais limpos, e também de tocar fazendo riffs marcantes desde da linha do Black/Death para o Power Metal, solos virtuosos e muita melodia folk. Tudo isso fez com que a banda tivesse uma boa repercussão.  Jari compôs todas as faixas menos a “Goblins' Dance”, composta por Valtias Mustatuuli (Arthemesia).

Também em 2001, Jari participou das gravações do primeiro álbum de estúdio dos finlandeses do ARTHEMESIA, ''Devs Iratvs''. Além de cantar em algumas faixas com vocais limpos, ele compôs 03 canções e cuidou de toda as orquestrações e melodias das faixas ''The Breeze of Grief'', ''Lifemocker'' e ''Celebration of the Heaven Lost''.  Jari, nessa banda, era conhecido como ARBAAL.  

Em 2002, Jari foi convidado para participar das gravações do 2º álbum da banda finlandesa CADACROSS, "Corona Borealis". Junto com o Kimmo Miettinen (Bateria) e com o Jukka-Pekka Miettinen (Baixo), Jari gravou os solos da música "Bring Out Your Dead”.

O Ensiferum, também no mesmo ano, começou a fazer algumas apresentações pela Finlândia, e um dos shows mais importantes foi o lado do Moonsorrow no festival Tuska Open Air, que contou com a presença de grandes bandas como Sentenced, Nightwish, Marduk, Bruce Dickinson e entre outras. 

No ano de 2003, Jari foi internado por causa da tuberculose, que segundo ele, contraiu essa doença no Exército, mas infelizmente só foi descobrir quando a doença já estava em um estágio muito avançado, e por causa disso, teve que se submeter há uma cirurgia no pulmão. Isso fez com que Jari se afastasse um pouco das gravações do 2º álbum do Ensiferum,  intitulado de IRON e gravado na Dinamarca, entre julho e dezembro de 2003.

Desde de 1995  Jari vinha compondo sua própria música, mas nem todo material era incluído e executado no Ensiferum. Então ele planejava no futuro em fazer um projeto solo. Em dezembro de 2003, após uma pequena apresentação do Ensiferum na Finlândia, Jari conheceu Andy, produtor da gravadora Nuclear Blast. Os dois conversaram após o show e entre umas cervejas e outras, Jari mencionou que tinha algumas músicas e planejava no futuro fazer um projeto solo. Andy ficou interessado nestas músicas, e assim Jari,  pouco tempo depois, gravou em casa sozinho uma demo com 03 músicas (Winter Madness, Beyond The Dark Sun e Death And The Healing), tocando todos os instrumentos e fazendo os vocais, tudo com a ajuda de alguns programas de computador e outros equipamentos. As músicas foram enviadas para a gravadora, à qual adorou o material e ofereceu de imediato um contrato para gravar um álbum. Assim o sonho de Jari, batizado de WINTERSUN, começava a se tornar realidade.  

A gravadora Nuclear Blast marcou as gravações do debut do Wintersun para o mês de maio de 2004. Mas infelizmente, a gravadora do Ensiferum, para divulgar o 2º álbum do grupo, resolveu agendar uma turnê europeia ao lado do Finntroll para a mesma data, sendo uma ótima oportunidade para o Ensiferum, já que seria primeira que iria embarcar em uma grande turnê.  Não tinha como ser desmarcado. Então Jari  teve que fazer uma escolha difícil e decidiu sair do Ensiferum para se dedicar somente ao seu projeto Wintersun.

COMUNICADO OFICIAL SOBRE A SAÍDA DE JARI MÄENPÄA DO ENSIFERUM (Jan/2004)

Eu estou fora do Ensiferum. O problema é que complicou a minha agenda com a do Ensiferum e eu não poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo. Este aqui é o meu lado da história: Eu fiz a minha própria música durante o tempo que tocava no Ensiferum e  bem mesmo antes de me juntar ao grupo em 96. E isso foi sempre uma coisa muito importante para mim. Desde que eu não sou o principal compositor no Ensiferum que já tem um "estilo" de música pré-definido, não poderia satisfazer as minhas necessidades e sonhos musicais. Eu sou uma pessoa muito criativa e preciso por para fora a minha música. No ano passado eu assinei um contrato com a gravadora alemã Nuclear Blast. E agendei os estúdios no verão entre Março-Abril 2004 para gravar meu álbum (Wintersun).

Eu disse aos caras do Ensiferum e a nossa gravadora Spinefarm, que eu precisava ficar um tempo fora do Ensiferum para fazer meu projeto. (Eu precisava de um tempo de qualquer maneira pois estava muito doente também e fui forçado a me afastar das gravações do álbum "Iron").

Então a Spinefarm agendou uma turnê para abril bem na data da gravação do meu projeto e disseram que eu teria que mudar a data ou cancelar minhas gravações do novo álbum(Wintersun). Se fosse possível eu mudaria as datas mas infelizmente não tinha como mudar . Porque eu senti em meu coração que não podia deixar passar essa oportunidade, precisava gravar o meu álbum primeiro. Assim eu e os cara dos Ensiferum tivemos que tomar um decisão muito difícil e os caras decidiram que não podiam me esperar e tinham que seguir nessa turnê sem mim.

Assim decidiram tentar encontrar um um novo membro para ocupar o meu lugar. Eu compreendo o que eles  decidiram e eu não quero atrapalhar a banda. apenas queria que as coisa não tivessem ocorrido dessa maneira e gostaria de continuar com o Ensiferum e com a minha música(Wintersun), mas infelizmente não é possível eu já tinha escolhido e decido seguir com meu projeto. Estou certo que muitos de nossos fans vão ficar decepcionados com essa notícia. Espero que todos compreendam o meu ponto de vista e que eu tive que seguir o meu coração. Mas lhe asseguro que não vão ficar decepcionados, quando meu álbum WINTERSUN estiver pronto! Estou muito excitado com esse projeto. Este será um álbum surpreendente! Eu estou esperando que tudo vá bem e eu não fique doente outra vez.

E eu espero que todos apreciem o novo álbum "Iron" do Ensiferum. Eu dei o melhor de mim nesse álbum mesmo estando naquelas circunstâncias.

Eu quero dizer aos caras do Ensiferum e a garota:) que se precisarem de minha ajuda para qualquer coisa, eu ficaria feliz em poder ajudar!

Eu tive uma época muito boa e grandes experiências no Ensiferum e quero agradecer a todos que nós ajudaram!
 
Jari Mäenpää

Agora podendo se dedicar 100% ao Wintersun, Jari percebeu que conseguiria fazer quase tudo, exceto a parte da bateria. Então entrou em contato com baterista Kai Hahto, da banda de Grindcore/Death Rotten Sound, o convidando para se juntar ao projeto. O baterista, que Jari tanto admirava, e para sua surpresa, aceitou o convite



Então, com tudo acertado, o álbum foi gravado em maio de 2004, como o previsto, e lançado em 13 de setembro de 2004 pela gravadora alemã Nuclear Blast. Autointitulado de ''Wintersun'', o disco contém 08 músicas e somente na versão japonesa incluíram as 03 demos como Bônus. Vale lembrar que Jari compôs todas as músicas e gravou todos os instrumentos, menos a bateria que ficou a cargo do Kai Hahto. Pensando nas apresentações ao vivo, convidou o baixista Jukka Koskinen, do Norther, e o seu velho amigo Oliver Fokin para assumir a  2º guitarra

O som do Wintersun é realmente impressionante. A variação musical apresentada é gigantesca, passando por dentro de quase todos os estilos do Metal e mostrando uma versatilidade incrível, utilizada de forma inteligente na busca de um lançamento único e vitorioso. Coros e melodias pomposas acentuam ainda mais o ‘feeling’ épico contido no Ensiferum, riffs e pegadas desfilam do Power ao Black Metal com a maior facilidade e fluindo de maneira muito natural. Uma certa melancolia persiste em todo o trabalho, onipresente em suas melodias e atmosfera geral, fazendo desta uma característica marcante do ‘Wintersun’.O clima do inverno presente nas músicas parece transportar o ouvinte para um distante inverno negro. Tanto que é difícil rotular a banda. A gravadora classifica a banda como Epic Melodic Death Metal, já pela internet se vê falar Viking Folk Metal.  Mas Jari define seu som como Extreme Majestic Technical Epic Melodic Metal.
 
Em Outubro de 2004, Oliver Fokin decide não pertencer mais ao Wintersun, a fim de ser dedicar a seus outros projetos. Então Jari procura outro guitarrista e também um tecladist, para amos ajudarem na divulgação do álbum. Passaram-se alguns meses, e Jari conhece Teemu Mäntysaari, guitarrista da banda finlandesa IMPERANON. Assim todos começam a ensaiar as músicas, que por sinal são complicadíssimas. e Jari também começa a pensar em um novo álbum

 
Somente em Junho de 2005, o Wintersun fez a sua primeira apresentação ao vivo com a nova formação, sendo em julho o seu primeiro grande show no festival Tuska Open Air, ao lado de bandas como  Gamma Ray, Dimmu Borgir, Evergrey e Testament. Em agosto, eles participaram do festival alemão Summer Breeze, onde fizeram um registro em vídeo da apresentação no festival. Uma curiosidade é que esse foi o primeiro show do Wintersun fora de sua terra natal. Ainda no final de 2005, eles saíram em turnê pela Europa, ao lado das bandas Hypocrisy, Exodus e Naglfar. 

Em 2006, o baterista Kai Hahto sai do Rottend Sound e fica somente com seus projetos paralelos, e o Wintersun acaba deixando de ser um simples projeto e se torna em uma banda, alcançando o auge participando da edição de 2006 do festival Wacken Open Air. 

Ainda em 2006, eles resolveram lançar uma edição especial do primeiro álbum do Wintersun. Intitulada de ''Special Tour Edition'', contém as gravações da apresentação do Wintersun no festival Summer Breeze de 2005.



Também em 2006, Jari anuncia que está trabalhando em seu 2º álbum, intitulado de "Time". As gravações estavam marcadas para o ano seguinte, mas devido há uma série de problemas, o lançamento foi adiado, e ficando acertado uma nova data para 2008 que também não aconteceu. 
 
Vale lembrar que em 2007, o Wintersun não fez nenhuma apresentação ao vivo. Enquanto Jari estava empenhado nas composições de seu 2º álbum. os outros membros foram se dedicar em suas outras bandas e projetos.

Em 2008, o Wintersun quebra o jejum e participa do festival Metalcamp.Além das músicas do debut, eles mandaram um cover da música ''Painkiller'', do Judas Priest,  com direito a um solo de guitarra de Jari. E com o fim da banda Imperanon, Teemu passou a se dedicar somente ao Wintersun, e trabalhando como professor de guitarra.

No começo de 2009, o Wintersun agendou várias datas de shows pela Europa, mas cancelou todos os shows do mês de maio, pois atrasariam ainda mais as gravações do novo álbum. 

Em 2011, o Wintersun retornou fortemente aos palcos, sendo o seu show principal no Bloodstock Open Air. 

As gravações de seu segundo trabalho ficaram em processo de "andamento" por um tempo. Devido à sua complexidade, o álbum foi finalizado em 2012, mesmo ano em que se apresentou como headline no renomado festival Heidenfest, ao lado do Korpiklaani, Varg e Krampus

"Time", o novo álbum, terá um lançamento duplo. A primeira parte, "Time I'', foi lançada em 17 de Outubro na Europa, novamente pela Nuclear Blast Records. Já a segunda parte, ''Time II'', tem o lançamento previsto para o próximo ano. 



"Time I'' contém 05 faixas, sendo a segunda subdividida em quatro partes: “Rain Of Stars”, “Surrounded By Darkness”, “Journey Inside A Dream” e “Sons Of Winter And Stars”.  A arte da capa faz novamente referência à paisagem do inverno finlandês.

Diferente do debut “Wintersun”, “Time I’’ possui mais orquestrações e vocais limpos, deixando um pouco de lado a agressividade contida em seu antecessor. Além da tradicional música folclórica finlandesa, também pode ser percebida certa influência da música japonesa que, segunda Jari, foi inspirada por filmes e games nipônicos.   

Wintersun está prestes a embarcar em sua maior turnê da história. Após a passagem pela Europa, a banda segue para o Japão e a América do Norte, onde as datas se estendem até o Natal de 2012.  






A biografia foi baseada nas seguintes fontes:

Whiplash  - Biografia elaborada por Bruno de Souza (Bruno Wintersun)
Wikipedia - Biografia elaborada por Bruno de Souza (Bruno Wintersun)
Wintersun Brasil - Primeiro Fansite Brasileiro dedicado ao Wintersun - Biografia elaborada por Bruno de Souza (Bruno Wintersun

Nenhum comentário:

Postar um comentário