quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Entrevista: Teemu Mäntysaari fala com o site italiano Metallized



GioMasteR: Olá Teemu, bem vindo ao Metallized.it, como você está? 

Teemu: Olá! Eu estou bem e você? 

GioMasteR: Bem. Então, eu não ouvi o disco ''Time I''  por completo, apenas sim os fragmentos que  foram liberados na rede. Pelos os trailers que foram disponibilizados, e os vídeso ao vivo, eu fui capaz de pensar em uma ideia parcial de como o álbum soa: minha impressão é de que este trabalho é ainda mais majestoso do que o de estreia. Mais épico, certo? 

Teemu: Exatamente! Podemos dizer que o som é incrivelmente poderoso e há grandes orquestrações, como se fosse trilhas sonoras de Hollywood em encontro com o frio do norte. Há explosões, bem como as mais melancólicas, mais agressivas, e filtradas através de todo típico som do Wintersun. A descrição que você deu é perfeita, o épico está mais marcado do que nunca, e os cuidados que Jari tem dado a este ponto, e na disposição, se destina a enfatizar esse aspecto da nossa música. 

GioMasteR: E quanto as letras, o que elas tratam? A partir das imagens e do estilo oriental, podemos esperar um desenvolvimento mais filosófico ou espiritual do que no disco anterior? 

Teemu: Então, vamos dizer que todos os textos básicos são desenvolvidos em questões relacionadas com o tempo e sua passagem, no entanto, lidando com aspectos universais. Morte e vida, que em algumas ocasiões nos ensinam, mas também ao mesmo tempo,  nos separa do resto das coisas queridas por nós. Os temas abordados são muito amplos no nível conceitual, por isso não são argumentos que podem ser estendidos a qualquer aspecto da vida, em conta deste sentido universal.

GioMasteR: Como é finalmente lançar um álbum depois de 8 anos de trabalho? Acho que alguns músicos estavam prestes a desistir, por causa de todos os atrasos e cancelamentos inesperados
 
Teemu: Claro, às vezes era difícil, a conclusão do álbum foi longa e árdua, cheia de episódios em que tivemos que trabalhar ainda mais, deixando de lado a vontade de desistir para continuar a nos empenharmos ao máximo. Lamentamos também pelo fato de decepcionar os fãs em várias ocasiões, mas isso foi feito porque era necessário para extrair o melhor de nossos registros, e fazê-los se encaixarem perfeitamente para criar uma obra que ripagasse nossos esforços. 

GioMasteR: E as decisões da Nuclear Blast? A equipe começou a se preocupar com os eventos inesperados que vocês enfrentaram? 

Teemu: O selo sempre teve muita fé na banda e no trabalho do Jari. É claro que em algum ponto a Nuclear Blast teve que se colocar no lugar dos fãs, e achou por necessário nos dar um empurrão para que a conclusão do disco não acontecesse muito tarde. Mas, finalmente, todos nós estamos incrivelmente satisfeitos, porque temos o fruto do nosso trabalho, e o selo entendeu que todo o tempo gasto foi necessário para criar algo grandioso e ambicioso.  

GioMasteR: Então podemos dizer que este atraso gigantesco depende essencialmente do fato de que Jari e o Wintersun são perfeccionistas? 

Teemu: Claro, o Jari é muito preciso e auto-crítico. Se está convencido de que as coisas não estão soando como ele quer, então irá trabalhar até que o resultado saia excelente. Então, sim, eu diria que somos perfeccionista teimosos! Há também muitas passagens orquestrais e também inserções de música chinesa e japonesa. Portanto, tivemos muito trabalho para desfrutar da maior parte desses recursos especiais. 

GioMasteR: A estreia do Wintersun foi composta e gravada inteiramente por Jari (exceto a bateria).Mas agora que você está no grupo, algo mudou na composição? 

Teemu: Agora, quatro anos depois, a contribuição é certamente mais completa, mas o processo de composição não mudou muito: músicas e letras são ainda totalmente compostas por Jari, uma vez que ele é a mente da banda. Seu trabalho é complementado por algumas linhas de base que registramos, mas mesmo quando não são, eu considero algumas ideias. Em vez disso, durante os arranjos, sentimos muito mais a contribuição de todos os membros da banda, as canções se tornam mais variadas e elaboradas, e cada um é capaz de dar o seu melhor nestas condições. 

GioMasteR: Então imagino que haverá uma divisão nos solos com você, ou permanecerá exclusivo para Jari? 

Teemu: Não, vai permanecer exclusivo para Jari. No entanto, tenho as partes onde o riff é particularmente articulado e é muito divertido tocar. Então, apesar de não serem solos reais, para mim, é como se fossem.

 GioMasteR: E você acha que a sua experiência com o Imperanon (Ex-banda de Teemu/Melodic Death Metal) foi útil para você enquanto esperava o trabalho do Wintersun? 

Teemu: Sim, com certeza! O Imperanon foi a minha primeira banda "séria",  na qual toquei e tive um monte de experiências. Bem, eu era muito jovem na época,  mas foi uma rica oportunidade que eu estava realmente esperando, e me mostrou como músico profissional para o mundo. Agora, com o Wintersun, eu definitivamente melhorei como músico, mas não me esqueci de onde comecei. 

GioMasteR: E o que você diz a respeito sobre o ''Time II'', vocês já o completaram? Já definiram uma data de lançamento para 2013? 

Teemu: Vamos esclarecer uma coisa: Eu vou lhe dizer imediatamente que o ''Time II'' não está completamente finalizado. A parte instrumental foi concluída, assim como as de orquestração, mas falta algumas linhas vocais (que não devem demorar muito tempo) e, claro, todo o processo de mixagem final. Como você viu, requer muito trabalho. A ideia é continuar trabalhando nele depois que terminar a turnê, tendo os meses necessários para trazer o melhor desta vez. Dependendo de como as coisas forem, a data de lançamento é prevista para o fim de 2013, mas há chances  de ''escorregar'' para o início de 2014, caso tudo não for de acordo com o plano. 

GioMasteR: Será diferente de "Time I''? 

Teemu: Esta segunda parte é claramente conectada à primeira, o som será um pouco semelhante, ainda ligado ao ''Wintersun'' (debut) - Mas alguns desenvolvimentos diversificaram as suas músicas. Originalmente forma uma unidade, embora se possa dizer que nossas músicas sempre foram estilisticamente próximas umas das outras, mas também muito diferente na questão da abordagem. Eu posso antecipar que a segunda parte será mais agressiva, enquanto a primeira tinha uma sensação quase progressiva, e haverá faixas mais complexas, mas sempre caracterizadas pelo nosso típico som.



GioMasteR: Ok, em breve vocês irão embarcar para o
Heidenfest, que será uma parte da turnê européia em divulgação ao "Time I'', juntamente com as bandas  TrollfesT, Korpiklaani, Varg e Krampus. O que você acha destes companheiros de tour, você já ouviu falar? Você está animado para começar a tocar ao vivo? 


Teemu: Então, no ano passado, compartilhamos algumas datas com o TrollfesT e foi divertido. Korpiklaani e Varg ainda vamos conhecê-los em tour .Apenas Krampus que eu nunca ouvi falar, mas vou ter uma ideia em breve. Esta é a nossa primeira turnê e estamos muito felizes por isto. Nós  tocaremos grande parte de nosso repertório e haverá muitas pessoas que irão para nos ouvir. Já estamos animados mesmo antes de sair, você não faz a idéeia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário