terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Entrevista: Jari Mäenpää fala à DaBelly Magazine

"Wintersun - Melhor banda de Metal de 2012"

O destaque do ano vai para uma banda que nunca tinha visitado os EUA, e não lançava um álbum desde a sua estreia em 2004, apesar de seis anos de várias promessas e tentativas.

Vocês conseguem adivinhar quem é? É claro que vocês podem, é o título deste artigo, mas pela diversão,aqui vai mais uma pista: eles lançaram o seu segundo álbum em 19 de outubro de 2012, o qual foi nomeado para o Emma Gaala 2013, na categoria melhor álbum de Metal nacional. Você adivinhou, é a banda finlandesa de Symphonic Epic Metal, Wintersun !

Em divulgação ao seu novo álbum, "Time I", o Wintersun veio aos Estados Unidos para a sua primeira turnê pelo país, que começou em minha cidade, em Tempe, Arizona. Eu, meu amigo Mario Campa, um grande fã do Wintersun, a fotógrafa da DaBelly, Sally Schwartz, chegamos ao local duas horas antes do show, para entrevistar o líder do Wintersun, Jari Mäenpää. Nós encontramos Jari na parte de trás do local, tocando sua guitarra.

DB: Olá, sou Sara da DaBelly Magazine, muito prazer conhecê-lo!

Jari: Ah, uma entrevista! Ok, legal!


DB: Bem-vindo aos EUA, como foi o seu voo?

Jari: Demorado ... (risos)

DB: Obrigado por dedicar um tempo para falar comigo. Já se passaram seis anos de produção,e quais são os seus pensamentos agora que "Time I"  foi finalmente lançado?

Jari: É muito bom pra caralho ... (risos). Eu o amo. É muito diferente, muito emocional e atmosférico. É praticamente a visão que eu tinha.

DB: O que o motivou a não desistir deste álbum?

Jari: Apenas o tipo de conhecimento que ia ser bom. O apoio dos companheiros de banda, de toda a gestão, e de todos em geral.

DB: Um de seus fãs quer lhe perguntar quais são os compositores que o inspiram, ou quaisquer outros músicos que inspiram a orquestração sinfônica e elementos da sua música

Jari: Bem, Devin Townsend, claro, tem sido uma grande influência. Eu falo sobre isso em todas as músicas do álbum "Time". Há uma parte que é influenciada pelo Devin. Também há influências de compositores de cinema, como John Williams e Hanz Zimmer.


DB: Como é ser influenciado pelo Devin, e quais são as partes influenciadas por ele?

Jari: Principalmente o vocal, há camadas de apoio vocal ao fundo que aparecem em momentos diferentes em apoio à voz principal. E depois há este mundo que ele cria, esta ''parede'' de som, muitas camadas. Eu realmente amo isso.


DB: Como é criada e gravada esta parede de som? Você escolhe um som e começa a camada por lá?

Jari: Basicamente é o primeiro de ''carne e batatas'', bateria, guitarras, baixo e depois é só construir isso. Então há alguns samples em cima delas. Este álbum é repleto de orquestrações, guitarras suaves também ... vocais e tudo.

DB: Existem instrumentos que você quer aprender ou está em plano de aprendizagem?

Jari: Bem, piano seria uma grande coisa para aprender. Isso realmente ajuda a compor música. Hoje em dia eu só programo tudo com o computador, é só usar o mouse. Eu apenas ouço um tipo de melodia na minha cabeça e a jogo na tela do computador (risos).

DB: Então, eu li que você, enquanto prestava serviço militar, contraiu tuberculose .

Jari: Sim.

DB: E você perdeu 20 por cento do seu pulmão?

Jari: 25 por cento.

DB: Uau, 25 por cento! E como isso te afeta durante as performances ?

Jari: Às vezes me afeta, e às vezes durante as tours pode ser difícil. Eu nunca vou ser como um super atleta. Mas quando fazemos um show de uma hora, especialmente nos dias de hoje com os vocais, os gritos mais altos, isso realmente me afeta. Às vezes eu fico mais exausto, então preciso de mais descanso.

DB: Quais são os próximos planos do Wintersun?

Jari: Wintersun não tem limites. Você verá ainda mais nos álbuns futuros. Não serão álbuns muito diferentes, mas podem perturbar alguns fãs ou a gravadora, (risos), como "Que diabos eles estão fazendo,cara? Isso não soa como Wintersun ".

DB: A grande parte do conteúdo lírico se aplica à sua vida cotidiana?

Jari: Eu acho que o álbum  "Time" é mais recente, em comparação ao passado. Eu não sei, talvez 50/50. Eu sempre escrevo música, em primeiro lugar, então, quando escuto a música que eu obtenho visões na minha cabeça, eu começo a escrever letras.

DB: Há algo que você gostaria de acrescentar?

Jari: Obrigado a todos pelo apoio, espero que todos apreciem a nossa turnê aqui.

Pelo menos sete shows desta turnê tiveram os ingressos esgotados. Não são muitas bandas, especialmente do gênero Metal, que levam quase uma década de promessas para apenas um novo álbum e conseguem manter e criar uma base de fãs leais.

O local, 910 Live, estava lotado no momento em que  o Wintersun subiu ao palco. O Wintersun teve um desempenho que lembrarei a minha vida inteira. A capacidade de Jari para ir de vocais agressivos para os limpos perfeitamente estava lá em cima com Devin Townsend e Mikael Akerfeldt. A multidão passou de dança a moshing, estando cativada por aquilo que estava ouvindo. Foram tocadas algumas de suas boas e velhas canções, como "Starchild" e "Winter Madness",  assim como uma boa parte de seu novo álbum.

Jari é sem dúvida um dos melhores compositores de Metal. "Time I" irá levá-lo para um mundo majestoso, com um cenário muito bonito. "Time I" é apenas a primeira metade da história, e em breve, "Time II" deve ser lançado ainda 2013. Wintersun é a melhor banda de Metal de 2012.


Matéria original: 


http://www.dabelly.com/features/feature376.htm

Um comentário:

  1. Obrigada pela matéria! Isso é gratificante pra mim e pra nós brasileiros!
    Continue assim, traduzindo matérias! Assim, fãs brasileiros de Wintersun serão bem informados graças à você. ;)

    ResponderExcluir