sábado, 3 de novembro de 2012

Entrevista: Jari Mäenpää fala ao RadioMetal.com

"Eu nunca desistir'

Radio Metal: Faz oito anos que o seu primeiro álbum saiu. "Time I" foi finalmente lançado em Outubro deste ano, após anos de atrasos técnicos. Sendo assim, a minha primeira pergunta é: como você está? Como você se sente?

Jari: Eu me sinto ótimo. Foi um grande alívio para finalmente lançar algum material. É emocionante ver como as pessoas estão gostando do novo álbum.

Radio Metal: Durante estes anos, você experimentou o desânimo algumas vezes?

Jari: Alguns anos foram definitivamente muito difíceis. Mas eu apenas respirei fundo e continuei. Os membros da banda e da gravadora me deram apoio, então continuei. Eu nunca desistir, nem nada.

Radio Metal: Observando as reações dos fãs quando o lançamento foi anunciado, é incrível ver como é dedicado o seu público, considerando o fato de que você só tinha lançado um álbum. Como você poderia explicar este sucesso?

Jari: Sim, definitivamente. É realmente maravilhoso notar que temos um monte de fãs dedicados. Eles foram dando apoio e incentivo durante esses anos. As pessoas gostaram muito do primeiro álbum, e depois disto, eu dava entrevistas e anunciava que estava fazendo um grande álbum. Acho que criei um pouco de ''hype'' em torno dele. Porque nós adiamos e adiamos, talvez as pessoas acharam que ia ser muito grande! (risos) Muitos atrasos foram devido a problemas técnicos, mas eu tinha pensado, desde o ínicio, em fazer um grande álbum épico. Eu não quero desistir até chegar a essa visão.

''É realmente maravilhoso notar que temos um monte de fãs dedicados [...] As pessoas gostaram muito do primeiro álbum, e depois disto, eu dava entrevistas e anunciava que estava fazendo um grande álbum. Acho que criei um pouco de ''hype'' em torno dele. Porque nós adiamos e adiamos, talvez as pessoas acharam que ia ser muito grande! (risos)''.
  
Radio Metal: Aparentemente, você teve alguns problemas com a gravação e mixagem do álbum, já que é muito complexo e orquestrado. Será que isso significa que a sua ambição por este trabalho era muito grande em comparação com seus meios técnicos e financeiros?

Jari: Sim, com certeza. No início, eu fui um pouco ingênuo. Eu não sabia que as orquestrações poderiam tomar tanto poder do computador. Na verdade, eu não tinha muita experiência, ou qualquer experiência em tudo, para gravar música com computadores. Após o primeiro álbum, eu tenho os primeiros programas de computador, e comecei a aprender constantemente. Aprendi rapidamente, mas também percebi rápido que este material precisaria de muita energia! Essas orquestrações são normalmente feitas em computadores muito maiores, como 10 computadores ligados entre si. Eu só podia comprar um computador, e tive que trabalhar com isso. Foi demorado, o processo era muito lento. Demorou muito tempo.

Radio Metal: Como o seu selo [Nuclear Blast] reagiu a esta situação e ao fato de que o álbum foi sendo constantemente adiado?

Jari: É claro que eles me deram alguns momentos difíceis! (risos) Porém, com boas intenções. Mas eles acreditaram em mim e na nossa banda, e nos apoiaram tanto quanto podiam. Claro que não poderiam dar um orçamento de 100.000 euros, porque ainda somos uma banda de Metal muito pequena. Era simplesmente impossível nos dar milhões! (risos) Mas em todos esses anos, eles definitivamente nos ajudaram tanto quanto eles poderiam.Ssempre me ajudaram com novos equipamentos e computadores que precisava.

Radio Metal: Esta situação, este estresse, teve algum impacto sobre a composição do álbum?

Jari: Bem, às vezes. Mas isso não tem um impacto sobre as melodias ou qualquer coisa, isso só fez as coisas ficarem mais lentas, às vezes, por causa de todo o estresse. Eu tinha uma visão muito clara desde o início, e eu continuei trabalhando o mais rápido que pude. Eu acho que cheguei muito perto com a visão que tinha. Eu estou muito feliz com o resultado.

Sobre a Nuclear Blast: ''É claro que eles me deram alguns momentos difíceis! (risos) Porém, com boas intenções. Mas eles acreditaram em mim e na nossa banda, e nos apoiaram tanto quanto podiam''
  
Radio Metal: Parece que o tempo e as estações, especialmente o inverno, obviamente, são as principais inspirações da banda, a julgar pelo nome do álbum, da banda e das faixas. Você poderia nos contar mais sobre isso, sobre o que o tempo representa para você?

Jari: Liricamente, o álbum "Time" lida com as experiências humanas e os interrogatórios, como ''por que estamos aqui?", "Quem somos nós?", "De onde viemos e para onde vamos?". Trata-se de todas as emoções que sentimos em nossas vidas, especialmente quando os tempos passam. "When Times Fades Away" é a primeira faixa do álbum. É sobre a dor e a tristeza de quando perdemos os nossos entes queridos. Também perdemos alguns sentimentos, como os sentimentos mágicos de quando somos jovens. Mas também lida com coisas mais positivas, como a força, energia e poder, o espanto de estar vivo. Mas sim, o assunto predominante neste álbum é uma espécie de melancolia que se desvanece quando o tempo passa. Você nunca se sente o mesmo, como diz a letra.

Radio Metal: Você refere muito ao inverno, como nas canções ''Land Of Snow and Sorrow" e "Darkness and Frost". Acha que o inverno é a época mais inspiradora para você?

Jari: Sim, definitivamente. Na Finlândia, o inverno é muito longo. Há dias muito escuros, às vezes o sol não brilha na maior parte do dia. Na verdade, é uma espécie de depressão, mas também é um tempo muito mágico e bonito. Mas, particularmente, eu não gosto do frio. Eu sou mais o verão! (risos) O inverno é inspirador porque você não pode ir lá para fora. Ou você pode, mas não é divertido! (risos) Você não pode ir à praia e ter um bom tempo, então você passa mais tempo em casa, só escrevendo. É definitivamente mais inspirador.

Radio Metal: Você pretende fazer shows que são tão ambiciosos como o registro? Por exemplo, alguns shows com orquestra?

Jari: Na verdade, já sugeriram que isso possa ser uma possibilidade no futuro. Só depende de como o álbum "Time" será. Precisamos de um orçamento muito grande para algo como isso, é claro, e muita preparação e planejamento. Acho que é ainda um pouco cedo para falar sobre isso, mas pode acontecer.


Radio Metal: "Time II'' será muito diferente de "Time I", ou há alguma continuidade?

Jari: Eu acho que são bem diferentes. Os dois álbuns são como irmãos: há os mesmos sons de guitarra e as mesmas épicas e maciças orquestrações, além das camadas e outras coisas. Mas cada riff que eu fiz tem o seu próprio padrão, e soa diferente perante à orquestração. É como se houvesse uma orquestra diferente para cada riff, por assim dizer: amostras diferentes, efeitos de sintetizador diferentes... Eu acho que "Time II" será mais diversificado e terá mais variedades dentro das músicas. Haverá mais contrastes entre as músicas. Acho que será tão bom quanto, ou até melhor que o "Time I".

''Eu tenho ambições ainda maiores para os futuros álbuns''
  
Radio Metal: Como você escolheu as músicas para colocar no primeiro e no segundo álbum?

Jari: Na verdade, não foi uma seleção. Desde o início eu sabia as ordens das faixas para os 80 minutos completos. Havia essa divisão ao meio bem clara. Foi natural dividir as coisas ao meio.

Radio Metal: Você não sente a necessidade de fazer uma pausa no processo de escrita?

Jari: Para mim, nunca houve nenhuma pausa. Escrever riffs e melodias é muito fácil e natural para mim. Quando pego uma guitarra, eu posso escrever algo imediatamente. Não é necessariamente bom, mas posso definitivamente escrever algo. Mas a melhor coisa sempre sai como uma surpresa, do nada. A parte mais difícil de se fazer música é quando está colocando tudo junto, para produzir e obter um som direto. Sou muito específico quando se trata do som que eu quero ouvir.

Radio Metal: Você acha que os próximos álbuns serão tão ambiciosos?

Jari: Acho que sim. Mas definitivamente não quero fazer os próximos álbuns da mesma forma que fiz o "Time"! Eu realmente espero que faremos bem com esse disco, para que possamos ter mais recursos e melhores condições para trabalhar nos álbuns futuros, sendo mais fácil e rápido de fazê-los. Eu tenho ambições ainda maiores para os futuros álbuns. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário