segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Entrevista: Jari Mäenpää fala ao MetalNews.De



Jari, "Time I" possui uma eminente influência japonesa. Tanto que a árvore na capa lembra o Hanami japonês e as flores de cerejeiras, além da introdução e outras passagens que revelam esta influência. Por que esses elementos?

Jari: Sim, você está certo, isso é realmente impressionante. Na verdade, essa cultura sempre me fascinou e influenciou. Isso varia desde o jogo "The Last Ninja", que joguei quando criança no Commodore 64, a filmes como "O Tigre e o Dragão".

Foi difícil escrever músicas neste estilo?

Jari: Não, não realmente.Tudo evoluiu muito naturalmente. Eu tinha pequenas ideias e algumas dicas de melodias em minha cabeça, e em seguida, coloquei tudo em ordem para criar um álbum no estilo asiático.

Você é conhecido por ser um grande fã de Devin Townsend, que em cujas obras também é possível encontrar referências à cultura asiática. Por exemplo, o logotipo de "Strapping Young Lad". Há, talvez, uma conexão?

Jari:  Eu acho que sei o que você quer dizer. O Devin também ficou muito impressionado com isso e, definitivamente, teve grande influência sobre mim. Eu também tive sorte pelo fato que recentemente ele esteve em Helsinki, onde eu o entrevistei.

Você ouviu o último álbum? O que achou?

Jari: Eu gosto de todos eles, especialmente "Deconstruction", é claro. E eu também estou muito animado pelo "Epicloud". [ Nota: esta entrevista foi realizada semanas antes do lançamento de "Epicloud"]

Ok, voltando ao seu álbum, as músicas foram alteradas durante os oitos anos em que você trabalhou com elas? A composição parecia ser muito rápida, mas a produção e o processo de gravação foram comprometidos. As músicas se desviaram de suas ideias originais?

Jari: Eu realmente comecei a compor após o primeiro álbum, e também gravei as demos. Então, em 2006, eu já tinha o "esqueleto", mas ainda era bem cedo para ir ao estúdio. E meu computador simplesmente não era bom o suficiente. Eu queria fazer tudo naquele momento, mas infelizmente, foi muito demorado.

Eu acho que as músicas do Wintersun podem ser descritas como melancólicas e sublimes. Você concorda?

Jari: Eu sempre tento incorporar vários elementos diferentes nas músicas, para proporcionar dinâmica e variação. Eu tento fazer cada música de uma forma diferente, o que abre muitas oportunidades.

O que podemos esperar de "Time II"? Por que não fez um álbum duplo?

Jari: Primeiro precisamos sintonizar todo o processo com os nossos planos de turnê. Ainda não está claro por quanto tempo que vamos estar em turnê, mas a data de lançamento está prevista para o final de 2013. Minha música favorita é a última em "Time II". O álbum é ainda mais variado do que "Time I".

Você está planejando um show com orquestra?

Jari:  Isso seria certamente interessante e, claro, está entre os planos. Eu ainda tenho tempo para discutir sobre isso.

Você já possui mais material para os futuros álbuns?

Jari: Sim, constantemente eu escrevo um material novo, tanto as letras quanto as músicas. Mas sim, eu tenho cerca de mais um álbum de material para os posteriores.



Existe alguma coisa que você queira alcançar com o Wintersun, que ainda é necessário?

Jari: O lançamento deste álbum, que foi quase impossível. Caso contrário, iria tentar alcançar acordos ainda maiores, o som e a uma produção ainda melhores.

Há mais alguma coisa que você gostaria de falar?

Jari:  Obrigado pela entrevista e espero que vocês gostem do novo álbum.



Nenhum comentário:

Postar um comentário